Vamos descobrir quem é o autor da marca do I Festival Literário Caranguejo Tabaiares, que nos remete diretamente à vida da comunidade ribeirinha?
Ele tem quatro décadas de existência e há quatro anos enveredou pelo mundo dos traços, rabiscos e cores. Professor da rede pública estadual, já tinha a ideia na cabeça e conseguiu botá-la no papel em uma manhã.
Pernambucano do Recife, mas criado em Olinda, o ilustrador Rodrigo Fischer @fischer_ilustrador é daqueles que acreditam ser impossível dissociar imagem dos textos literários para crianças.
"A minha inspiração para a imagem é até meio óbvia, a gente que não é da comunidade quando ouve Caranguejo Tabaiares lembra logo da relação de homens e mulheres com o mangue, que fazem do mangue o seu sustento" declara Rodrigo Fischer em um vídeo publicado.
A imagem mostra um homem carregando caranguejos de um lado e livros do outro, revelando as fontes de sobrevivência e resistência da comunidade localizada na Ilha do Retiro, bairro da Zona Oeste do Recife.
O I Festival Literário da Biblioteca Caranguejo Tabaiares começou na segunda-feira (11 de outubro) e segue até a sexta-feira (15). Com o tema "O ato de ler na formação humana", o evento homenageia o centenário do educador e filósofo pernambucano Paulo Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário