quinta-feira, 3 de março de 2022

Atividades da Semana do Conto - Parte 2

E quando tem leitura compartilhada? Todo mundo consegue pegar no livro. Que alegria! Foi isso que aconteceu quando a mediadora Auda trouxe o livro "Um Dia de Chuva" da autora Cláudia Ruenda.

Quem também fez atividades com as crianças foi a estudante de biblioteconomia Laís Cardoso que além de organizar o acervo da biblioteca explora a poesia com a comunidade como foi visto durante o 1° Festival Literário de Caranguejo Tabaiares.

Na atividade ela abordou as diversas formas de poesia e como estamos no mês de março mostrou para as crianças uma mulher guerreira dos Palmares, Dandara. Vocês conhecem?

Laís falou um pouco sobre quem foi ela, através da poesia escrita, cantada, pintada e alguns adereços que eles puderam usar e se fotografar como uma forma de ser poesia. Além também da pintura voltada para o tema! Muito massa né?

E a Semana do Conto, mesmo numa versão mini rendeu demais isso porque no último dia a mediadora Auda leu com as criancas o texto Chuva entre Irmãos de Janaína Tokitaka e os pequenos puderam falar um pouco da sua relação com os irmãos e de como reagem quando chove. Veja um trecho:



"Marina prefere fingir
Que sua cama é um navio,
e ela, a Capitã Pirata
Desbravando mar e rio

No entanto se a chuva para,
A paz sempre volta a reinar:
Afinal pular poças d’água
É mais divertido em par!"
- Janaína Tokitaka











Nenhum comentário:

Postar um comentário