segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Exposição dos poemas de Janice Japiassu

A exposição de poemas da escritora Janice Japiassu - organizada pela Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares para o I Festival Literário - O ato de ler na formação humana - saiu da Escola Estadual Maria Goretti, na Madalena, bairro na Zona Oeste do Recife, vizinho à biblioteca, para reforçar a programação da V Festa Literária do Coque (Felic).

Os 21 quadros com poemas da paraibana nascida na cidade de Monteiro estão expostos agora na Escola Municipal Novo Mangue, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife. A mostra pode ser vista até o dia 30 de novembro de 2021. Além de escrever, Janice ilustrava os próprios poemas.

“Essa exposição foi uma das coisas mais lindas que organizamos para nosso Festival. Poder compartilhar com a biblioteca amiga e parceira é um prazer. Porque consideramos ser extremamente importante espalhar e divulgar a rica produção da poetisa Janice Japiassu. Uma maravilha que não pode ficar restrita a uma ou duas escola”, ressalta Reginaldo Pereira, coordenador da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, localizada no bairro da Ilha do Retiro.

Janice Japiassu nasceu na cidade de Monteiro, na Paraíba, no dia 23 de agosto de 1939. Ainda muito pequena sua família mudou-se para Sertânia, no Sertão de Pernambuco. Faleceu no Recife, em 20 de maio de 2019. Estudou filosofia, cantava, pintava, costurava, desenhava. Escreveu pelo menos dez livros, entre eles O reino das águas, pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, e chegou a editar as próprias publicações, como As quatro estações da lua nova e Os poemas para os arcanos do tarô, que resultaram na criação de sua própria versão desse jogo de cartas. Sempre teve um espírito libertário, transformador. Sempre fugiu da mesmice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário