sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

XIII SCH: turmas I e J

Marúcia da OAF - Organização de Auxilio Fraterno do Recife quem marcou presença aqui na biblioteca e trouxe muitas, muitas histórias. Eram elas: A Princesa Porcaria; O Muro do livro Histórias Medonhas do Recife Assombrado e a história de Maria Angula, onde ela disse nunca ter encontrado em nenhum outro lugar (livro, revistas) foi palco de muitas dúvidas nas crianças, elas se perguntavam como teria sido o final de Maria Angula, saíram várias repostas surpreendentes.



Mas o que fez sucesso mesmo foi a música Rock das Caveiras interpretada por Bia Bedran. Elas cansaram de tanto dançar e com a simpatia de Marucia é que eles se soltaram mesmo. Ela ainda nos deixou um belo presente: o cd feito pelas crianças da OAF e que está muito lindo. Nele tem histórias, músicas, tudo com a carinha da criançada. E já nos deixou um convite, que agora, repasso para todos que querem conhecer melhor o trabalho dessa turminha: Ela nos convidou para o festival "Conte Outra Vez" voltado para o público infantil. O evento de contação de histórias que tem a presença se artistas, arte-educadores e companhias

especializadas de vários estados também cede um espaço para a turminha do Artrelando encantar. Não sabemos muitas informações sobre o evento, visto que, será a primeira vez que nós participaremos, mas Marucia nos informou que a apresentação do Artrelando será no dia 13 de maio, às 10:00hr da manhã no Centro Cultural dos Correios. Com certeza, pode contar com a nossa presença. E você? Vai ficar de fora?
Assim que tivermos noticias, iremos colocar aqui no nosso blog pra todo mundo comparecer. Fiquem ligados.
E dando continuidade à história aqui na biblioteca, ficamos muito felizes em contarmos com a presença da contadora de história Fabiana que já faz um belo trabalho com as crianças na Biblioteca Popular do Coque. Apesar de algumas falhas na comunicação ela esteve presente e fez a contação de história, muito bem, aqui na biblioteca.





Ela começou a tarde com a dinâmica do nó, que já foi feito na oficina de Izamar, mas que foi novamente aprovada. Em seguida, ela contou a história "O Domador de Monstros" de Ana Maria Machado. Ela, junto com as crianças deram várias risadas no decorrer dessa boa história e como podem ver através das fotos as crianças gostaram um tantão do momento.

Como é de costume, as crianças fizeram belos desenhos, expondo o que mais gostaram dessa tarde. Todas essas ilustrações ficaram arquivadas para que todos possam ver seus feitos após a Semana do Conto.


O que chamou a atenção de Fabiana foi uma pequenina, que tem por nome Leila que inventou e foi lhe contando a seguinte história:

Era uma vez uma menina que estava brincando na areia, ela construiu um castelo e foi embora e deixou o castelo lá. No outro dia quando voltou, o castelo estava sem as portas e as janelas, ele começou a crescer, crescer. Ficou bem grande e ela entrou. Lá dentro, morava uma princesa toda de areia, que se chamava Arena, ela usava um anel e só falava duas palavras: Arena e Meu Amor. Apareceu uma Sereia que disse: eu sou mais bonita que você. Arrastou ela pra a água, mas ela não desmanchou. Perguntou o nome dela e ela disse: Arena.
Perguntou onde ela morava, ela disse: meu amor.
Apareceu uma bruxa do mar e tentou matar Arena com uma faca, não conseguiu e matou a sereia. Arena fugiu e encontrou um príncipe. Ele perguntou o nome dela, ela disse: Arena.
Perguntou onde ela morava, ela disse: Seu Amor.
Ele levou ela e deu de presente um colar de pérolas e um anel de brilhante, quando ela tirou o anel, passou a falar todas as palavras. No casamento, apareceu outra princesa má que colocou um anel no dedo dela. Quando o padre perguntou se ela aceitava casar com o príncipe, ela só conseguia dizer: Eu não quero nem saber.
Mas ai, ela já conhecia o segredo, tirou o anel e disse sim. E eles se casaram.

O que nós, mediadores da bcct, achamos incrível, foi que a história contada pela menina tinha aspectos muito semelhantes da história A Princesa Porcaria contada por Marucia no horário da manhã, mas com um roteiro totalmente diferente. Ela participou da oficina no horário da manhã e também inventou uma história. Todos nós lemos e relemos várias vezes esse pequeno trecho, que julgamos estar realmente muito bom. 
No encerramento da Semana do Conto de História, Leila irá apresentar sua criação para as outras crianças conhecerem até onde a imaginação pode os levar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário