quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

XIII SCH: turmas E e F

Visto que a Semana do Conto de História vem desde o início contribuindo com a formação dos mediadores da BCCT, através das diferentes formas de mediar apresentadas pelos diversos contadores convidados, pretendemos esse ano nos apronfundar ainda mais nesse mar de conhecimento.
Nas edições anteriores dessa atividade dava-se preferência na escolha de mediadores voluntários da comunidade, de outras bibliotecas e instituições. Mas, começando por essa Semana do Conto cada mediador deverá fazer uma oficina para pôr em prática tudo o quanto aprenderam. A começar pelo planejamento que foi organizado individualmente, socializado e melhorado, se necessário, pelo coletivo.


A partir dessa iniciativa, quem começou a fazer a mediação por aqui foi a nossa mediadora Auda, que tomou a frente da atividade com as crianças de 4, 5 e 6 anos.
Para as crianças já irem se entrosando com a história, Auda fez a brincadeira do passa, que foi muito bem a recebida por todas as crianças, apesar de sua pouca idade. Em seguida, ela deu início à história "O Pescador, O Anel e o Rei", de Bia Bedran, com diretor à interpretação, à coroa, à peixe, à anel e outros artigos para que as crianças pudessem visualizar o que estava sendo contado.
Além de ser uma bela história, ela tinha também uma pequena cantiga, vinda do pescador e que as crianças logo aprenderam:

"Viva a Deus e ninguém mais
Quando Deus não quer
Ninguém nada faz"


Na tarde do dia 23 de janeiro contamos com a presença das Fuxiqueiras do Coque, um grupo de contação de histórias, que  faz parte da Biblioteca Popular do Coque.
A contadora de história Sandra fez um pequeno momento de apresentação e após contou a linda história "A Largata Sem Cor" de Libório Melo. As crianças gostaram muito dessa historinha e a partir do momento em que ela convidou duas crianças presentes para se vestirem de borboleta e fazerem parte da história é que todos ficaram mais envolvidos ainda no rumo da história.
Nesse momento também tivemos a participação de Libório que animou a tarde cantando e tocando a música "A Largata Sem Cor". No decorrer do dia o grupo fez várias atividades: receberam uma borboleta para colorir; depois a recortaram e colaram a pequena borboleta na ponta de um lápis.
E elas com duas borboletas cantaram a bela música de Libório:

Era uma vez uma lagarta, tá?
Que por não ter uma cor
Quase comeu toda a mata, tá?
Mas verde ela não ficou [...]

Para encerrar a tarde todas as crianças contaram um pouco da história e ganharam um lindo chaveiro feito pelas Fuxiqueiras. E para finalizar, fizeram primeiramente nas crianças contação de poesias com uma corneta no ouvido das crianças e em seguida, alguns crianças também recitam no ouvido das outras.
Como podem perceber, essa tarde foi muito divertida

Nenhum comentário:

Postar um comentário