quarta-feira, 27 de março de 2013

Conclusão da Oficina Voz e Contação de História

Ao longo dessas últimas semanas, como vocês puderam observar aqui no blog, teve uma formação, que visava melhorar o desempenho da equipe em relação à arte de contar história, principalmente no que diz respeito à voz e as formas de melhor usá-la. O dia da conclusão dessa jornada, que durou três dias, especificamente três manhãs, foi no dia 21 de março (quinta-feira).

Um momento de troca, mas também de muitas aprendizagens, onde cada participante ficou responsável para fazer a contação de uma pequena história, de um modo que pudesse utilizar todas as técnicas aprendidas ao longo de toda a oficina.

As histórias foram as seguintes:

A galinha dos ovos de ouro

A raposa e o corvo

O urso e os elefantes

A rã e o poço

Os gravetos

O menino que mentia

O leão e o ratinho

O velho e seu neto

O corvo e o vaso

A assembléia dos ratos
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A experiência da metodologia utilizada para chegar à melhor forma de contar cada história foi compartilhada e comentada ao final de cada história. E durante essa partilha o grupo ia dando sua sugestão de como cada integrante dessa grande roda de aprendizagens poderia fazer para melhorar ainda mais seu desempenho durante a contação de história.

Esse momento de comunhão foi em outro salão do Espaço Teser, este mais aberto, considerando muitas das dificuldades passadas dentro da biblioteca e fora da biblioteca, como o barulho e o calor. Para isso, os participantes precisaram buscar obter uma maior ampliação da voz para que todos pudessem entender o que estava sendo passado.

Durante as conversas que aconteceram nas pausas de uma história para a outra foram citadas os seguintes impedimentos: o volume da voz, dificuldades para falar algumas palavras que não são usadas no cotidiano, o nervoso que sempre está presente, a autocobrança de sempre fazer o melhor, a entonação junto com os movimentos do corpo e a naturalidade do expressar. Mas apesar de todos os bloqueios, o grupo inteiro confirmou que houve grandes avanços da parte de cada participante.

E logo que todas as histórias e comentários acabaram, antes de seguir para a próxima atividade a tarefa foi escolher, voluntariamente e aleatoriamente, uma história das que já haviam sido contadas para que todos pudessem escutá-la novamente, de outra forma.Para finalizar o encontro algumas pessoas ofertaram contações de histórias das quais elas gostavam de ouvir/contar. Adilene, mediadora da BCCT recitou os pequenos versos do Pardalzinho de Manuel Bandeira.

Houve uma grande roda de comentários sobre o que cada pessoa achou das oficinas e todos comentaram a imensa realização dos objetivos propostos, mas reclamaram, pedindo mais.
Não podemos deixar de agradecer a disponibilidade de Lucia Elena, nossa formadora que com muito amor e um grande sorriso no rosto se doou nesses três dias concretizando uma bela experiência que ficará, com certeza, na lembrança de todos.
Agradecemos também aos mediadores de outras bibliotecas que participaram e que já receberam o convite para a próxima oficina que será com técnicas de origami e contação de história, em breve traremos mais informações.

Confira um pouco dos melhores momentos nesse pequeno vídeo com fotos da oficina:

Nenhum comentário:

Postar um comentário