quarta-feira, 27 de março de 2013

Páscoa Feliz!

Aqui na biblioteca a páscoa teve clima de brincadeira e chocolate. Fizemos uma super maratona pascal e vamos postar a seguir o roteiro de como foram as comemorações dessa super atividade:

As crianças escutaram a história O Coelhinho que Não Era de Páscoa de autoria da escritora Ruth Rocha, com ilustrações de Walter Ono. Apesar de não termos este livro aqui na biblioteca, achamos a história muito fofa e por isso, decidimos compartilhar com a criançada.
Eles também fizeram um super Quiz com perguntas e respostas relacionadas ao período pascal. Foi muito legal o ânimo deles no teste que foi retirado do site: [http://iguinho.ig.com.br/trivia-pascoa.html] onde encontramos várias perguntas relacionadas ao assunto, feitas de uma forma bem legal para as crianças.
E além desse, ainda tivemos outros joguinhos bem legais relacionados à páscoa.


Conhecendo um pouco de como surgiu a tradição dos ovos de páscoa, as crianças escutaram um pouco do seu trajeto pela história da humanidade, onde diferente da celebração pascal, o hábito vem de uma tradição pagã. O costume de trocar ovos de chocolate surgiu na França e foi necessário mais de 800 anos para que os confeiteiros tivessem a ideia de fazer os ovos de chocolate, antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data. A mania é muito antiga, mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida.


Mais a frente, em outra época, pintavam os ovos com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria. Na Inglaterra, o Rei Eduardo I costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados na Páscoa.


Para comemorar esse símbolo tão presente na comemoração pascal, nós voltamos ao passado e revivemos, aqui na biblioteca, os tempos em que os ovos eram feitos artesanalmente  para serem presenteados.
As crianças gostaram muito da experiência e fizeram verdadeiras obras de arte que ficaram guardadinhas à espera de mais surpresas.


Tratando se outra figura muito bem conceituada na páscoa, nós relembramos um pouco do significado do coelhinho da páscoa que tem sua imagem simbolicamente relacionada à data comemorativa e se tornou produtor e entregador dos ovos da páscoa, pois o coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades, representando assim, a fertilidade. No Egito Antigo, o animal representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Outra experiência muito interessante foi a visita a uma igreja próxima à comunidade, a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios para que os pequenos pudessem conhecer um pouco mais do lado cristão da páscoa. Na igreja, eles percorreram o caminho da via sacra através dos quadros expostos nas paredes do templo. E ao verem as imagens eram guiados pela narração dos acontecimentos expostos.


É claro que os pequenos não se detiveram aos quadros e correram pelos corredores da igreja, mexendo em tudo.


Pra concluir as festividades da Páscoa fizemos também uma Caça dos Ovos, numa praça bem perto da biblioteca, onde os pequenos tinham que encontrar pequenos ovos de chocolate que estavam escondidos pelo espaço.




Escondemos os ovos pela praça, mas quando voltamos lá com as crianças metade dos ovos já tinham sido achados por alguém e só nos restou rir da má sorte. Mas, que não tirou nossa alegria pois o chocolate deu pra todo mundo que saiu da biblioteca feliz da vida. 



 Ah, e o resultado da Caça aos Ovos foi divulgado com tensão, mas em seguida foi só alegria porque não só a equipe ganhadora recebeu chocolate, mas todos se lambuzaram com o doce.


E assim nós ficamos por aqui, por enquanto. Desejando uma Feliz Páscoa para todos, com os nossos sinceros votos de paz e amor, que todos ganhem chocolate, mas que ninguém esqueça do verdadeiro significado da data.

[As atividades relatadas nesse post são referentes aos turnos da manhã, tarde e noite e não seguem a uma ordem cronológica. Nem todas as atividades foram realizadas em todos os turnos, fizemos aqui um relação de tudo o que aconteceu, em todos os turnos.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário