segunda-feira, 25 de outubro de 2021

O artista mirim deu cores e traços ao festival

 



Ele tem apenas 11 anos. Nunca frequentou escola de artes plásticas nem fez cursos para misturar traços e cores.  Mas seu desenho chamou a atenção no I Festival Literário Caranguejo Tabaiares. Vitor Daniel Nascimento das Chagas é autor da imagem do educador pernambucano Paulo Freire, que compôs parte do cenário do evento. O festival aconteceu de 11 a 15 de outubro de 2011.

Aluno do quinto ano na Escola Municipal Mércia de Albuquerque Ferreira, Vitor Daniel gosta de ler mangás, aquelas histórias em quadrinhos de origem japonesa. E carrega o sonho de ser YouTube. "Eu acho massa, gosto de mexer com tecnologia", disse no último dia do evento, que aconteceu de 11 a 15 de outubro de 2021. Aliás, foi pela plataforma de vídeos que ele revela ter aprendido a desenhar.

Vitor Daniel é filho da dona de casa Ana Miquelina Nascimento da Cunha e do vendedor Robson José das Chagas Júnior. Com outros três irmãos (Arthur e Cesar, de 6 anos, e Lívia ( @livia_mikaelli ) de 14 anos, mora há um ano e meio na Comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, bairro da Zona Oeste do Recife. A irmã mais velha, Lívia Mikaelli Nascimento das Chagas é voluntária na biblioteca há três meses. Ajuda a cuidar do acervo da unidade que, criada há 16 anos, tem hoje mais de sete mil livros catalogados.

"A biblioteca é muito importante para a comunidade e para as mães. Meus filhos sempre participam. Eu estimulo para despertar o interesse pela leitura", comenta Ana Miquelina."

Ela continuou lembrando que antes Lívia vivia no mundo do TikTok. "É bom ler, porque na vida a gente tem que saber das coisas pro futuro, não só pro presente", reforça Ana, em vídeo produzido para o festival. "Os pequenos já buscam sozinhos as atividades que a biblioteca oferece", acrescenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário