segunda-feira, 18 de junho de 2018

CULMINÂNCIA DO PROJETO DE CORDEL NA ESCOLA MARIA GORETTI

No dia 15 fomos convidados para participar da Culminância do Projeto de Cordel organizado pela amiga professora de português Adalgiza. Ela reuniu a turma do 9º ano para apresentarem o Cordel da Cidadania, construído pelos próprios alunos. Tiveram também apresentações musicais de outras séries e a participação da cordelista Suzana Morais e do xilogravador e músico, Diego declamando cordéis, contando e cantando histórias e conversando com a garotada sobre a arte de fazer cordel.

Alunos do 9º ano declamando o cordel

Vejam o depoimento da professora sobre o projeto:

O Projeto Cordel da Cidadania teve como ponto de partida os estudos dos Estatutos da Criança/ Adolescente e do Idoso. Tais estudos foram propostos através de pesquisa , leitura e discussões a cerca de algumas questões importantes. 

Tratando especificamente do ECA, nossa discussão trouxe como prioridade a abordagem relativa a Educação e no que se refere ao Estatuto do Idoso,as garantias do direito a uma vida digna em sua plenitude. 

Consideramos as atividades bastante proveitosas,visto que os estudantes demonstraram bastante interesse pelas questões , além da oportunidade de promovermos reflexão sobre o exercício da cidadania.

Na etapa seguinte, tivemos como abordagem  a Literatura de Cordel. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as características do cordel e suas peculiaridades quanto a forma. Fizemos a leitura de alguns cordéis de autores diversos com a finalidade de proporcionar o contato com o texto.

A última etapa do projeto consistiu na construção coletiva do texto. Tivemos vários momentos em que os estudantes traziam suas ideias e juntos faziam os ajustes,buscando palavras que favorecessem a rima.
O projeto teve como tempo para execução o período de três meses.

Os objetivos específicos do projeto foram os de conscientizar os estudantes sobre a importância dos Estatutos; contribuir para o exercício da cidadania consciente e estimular a participação dos estudantes no cumprimento e garantia dos direitos individuais. Destacamos também, o estímulo a leitura e a produção de texto escrito.

Prof. Adalgisa Chaves Vilaça.







Nenhum comentário:

Postar um comentário