quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

1/8 Dia de Leitura na Rua

Medição de Leitura, pela manhã, com alunos da 5ª série da
Escola Estadual Maria Goretti.
O primeiro de oito dias de leitura na rua, que vão acontecer durante o ano, foi realmente um sucesso. O evento aconteceu na Praça Cosme Viana que ficou repleta de livros pronta para quem quisesse embarcar no mundo da leitura, as árvores contribuíram para a harmonia do local e as crianças para o barulho. Mas tudo faz parte da bagagem.
O período da manhã foi dividido em dois momentos: o primeiro foi a contação de história feita pelas mediadoras da BCCT Adilene e Auda que teve a participação da turma de 5ª série da Escola Estadual Maria Goretti, que fica ao lado da Praça. Na atividade, elas dividiram a turma em 06 grupos onde, um representante de cada equipe deveria jogar o dado que definia qual seriam o livro do seu grupo e, apresentado na grande roda, o que foi lido e discutido nos grupos menores.
Momento de conversa com a escritora Lúcia Helena e a
fotografa Bete Nóbrega.
Logo após, uma turma da 8ª série da mesma escola teve o prazer de ter uma conversa com Lucia Helena e Bete Nóbrega, escritora e fotografa que juntas compõem com suas obras o livro Corredeiras. Elas já são amigas da BCCT e já colaboraram com a biblioteca [veja]. Lúcia Helena contou um pouco sobre sua experiência como leitora e escritora, sobre alguns textos que gosta e sobre poesias. O grupo gostou muito e leram com muita vergonha poemas do livro Corredeiras e Carminha ia estimulando eles com a frase: “Não deixe a peteca cair”, então aos poucos foram lendo, sem a timidez inicial. 
Pra completar o momento ganharam alguns exemplares da obra lida.
Camila, uma das alunas que participou da roda de conversa, contou um pouco do que achou da atividade:
“Achei legal porque as poesias fazem refletir o que já vivemos e gostei porque ela explicou o que a gente não sabia sobre tema de poesia e outras coisas.”
E quem não estava na atividade logo
pegou um livro e se entrosou na história.



Durante todo o dia vimos olhares atentos e curiosos passando ao observar tantas atividades diferentes na praça que sempre é calma.







Já no horário da tarde Jully e Janaina, também mediadoras da BCCT, fizeram uma mediação de leitura com a coleção a caminho da escola e fez o mesmo esquema de divisão de grupos para discussão do livro, feito no turno da manhã. Mas, pela tarde, o debate foi em volta das diferentes dificuldades que as crianças dos diversos países sofrem para ir à escola, tema abordado através da leitura dos livros.

A professora da turma da 8ª série, gostou muito do momento e comentou:
"Achei a iniciativa maravilhosa porque que faz as crianças mudarem o espaço, pra sair um pouco da escola. É uma ideia muito boa, além de estimular a leitura."


Crianças da BCCT recitando poesias.
Para fechar a roda de conversa, 04 crianças da biblioteca recitaram poesias para os alunos da escola e em seguida para as pessoas que estavam passando na rua. Elas questionavam as pessoas: Posso Recitar Pra Você? Se a resposta fosse sim, e sempre era, elas começavam logo a recitar a poesia e ao final entregavam a poesia para o ouvinte.
Tivemos um dia muito trabalhoso, mas também gratificante. E esse é só o início. Teremos Dia de Leitura na Rua nas últimas quartas-feiras do de cada mês e sempre com novidades diferentes para o público.


A biblioteca doou livros para os
alunos e para quem passava.

O Dia de Leitura na Rua


Essa atividade já é realizada pela biblioteca, desde 2009 em muitos lugares da comunidade, mas com predominância na Praça Cosme Viana e tem como objetivo levar a leitura para fora da biblioteca, incentivando as pessoas a terem esse estímulo de ler. No início, eram somente levados livros e realizadas algumas atividades, mas com a experiência, construímos atividades específicas para esse dia.
Além da mediação de leitura, que já é realizada na biblioteca, o Dia de Leitura na Rua conta com o "Posso Recitar pra Você?" onde, com as crianças, recitamos poesias para quem passa na rua e "Conversa com Escritores".
Com o tempo essa atividade sofreu diversas dificuldades como a falta dos materiais necessários como toldo, cadeiras, etc. E por esse motivo passou um tempo sem ser realizada.
Nesse ano, conseguimos o apoio do Governo do Estado através de um edital no Funcultura, que está possibilitando a realização de 08 dias de leitura na rua, com tudo que a atividade tem direito. Além disso, nós da equipe da BCCT estamos caprichando ainda mais na programação que a cada mês vai ter muitas novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário