Adilene iniciou a contação com a apresentação do livro e tema da história "A Árvore de Cíntia" e utilizou um painel, decorando o local com as paisagens que estavam ligadas à mesma, fazendo com que as crianças de 4 e 5 anos ficassem todas concentradas no que estava sendo dito.
As falas da mediadora, junto com a história contada, faziam com que as crianças conhecessem sentimentos de carinho, amor, tristeza, alegria, entre outros. E usando uma boneca para representar Cíntia, fez com que todas as crianças se apaixonassem ainda mais e cada pequeno fez questão, do que pra eles era um privilégio, de pegar na boneca e beija-la.
Então, Adilene encerrou a oficina com uma atividade onde as crianças colaram na árvore de Cíntia um pedido especial, que elas mesmas fizeram e pintaram. Colaram desenho de bola, patinete, boneca, árvore, jogo de futebol, entre muitos outros.
Criança colando seus desejos na árvore. |
Já no horário da tarde foi feita uma breve apresentação pessoal do frupo e, em seguida, uma dinâmica, onde cada criança fazia um gesto ou um som diferente e todos os demais deveriam repetir, imitando a ação. As crianças se animaram muito com essa brincadeira.
A primeira história foi contada por nossa mediadora Jully, que foi a "Estrela dos Desejos" de M. Christina Butler. Depois da história foi entregue a cada criança estrelas, na qual elas escreveram seus desejos. Ao final da pintura do desenho e da escrita dos desejos, os pequenos colaram suas estrelas num painel, formando um constelação de desejos.
Num segundo momento, eles ouviram a história da "Quase Morte de Zé Malandro" de Ricardo de Azevedo, que eles já adoram, e enquanto contava Janaina, também mediadora da BCCT, apresentava algumas ilustrações referentes à história para que as crianças pudessem visualizar o que estava sendo dito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário