segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Nosso Jornal

Ficamos muito felizes em poder apresentar a primeira edição do nosso jornal, que foi preparado com muito carinho pelas crianças e mediadores aqui da Biblioteca. Espero que gostem:


02 de Agosto       Escola Municipal Santa Edwiges - ano 2012 – número 01

Jornal    Saber

Escola Santa Edwiges Com o projeto mais Educação

A escola Municipal Santa Edwiges Junto com a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, já faz um trabalho a três anos do projeto Mais Educação, onde as crianças da escola têm aulas de reforço de letramento, matemática, recreação, teatro e jornal, no horário da manhã e da tarde

Visita ao Diário de Pernambuco


No dia 21 de junho de 2011, as crianças que fazem parte da oficina de Jornal da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares foram a uma visita ao Diário de Pernambuco.


Em dezembro de 2011 foi feito um coral com as crianças que fazem parte do projeto Mais Educação da Escola Santa Edwiges, que foi apresentado no DGTEC (Antigo Colégio Nóbrega) onde outros projetos também se apresentaram.
            As nossas crianças fizeram uma linda apresentação com a música Asa Branca de Luiz Gonzaga, homenageando o Nordeste.

Barca Brasil parte para a França


Depois de muitas oficinas (que você pode conferir nas postagens mais antigas do blog da biblioteca) nós terminamos o livro em forma de barco pra enviar para os nossos amigos da Biblioteca de Rua em Nantes. As crianças gostaram muito de participar dessa nova experiência. 
Além da Barquinha nós estamos enviando também cartinhas com apresentações e perguntas das crianças daqui para as crianças de lá. Desenhos e textos muito caprichados que as crianças fizeram questão de fazer com muito carinho e amor. As crianças do mais educação que fizeram parte dessa atividade foram: Amanda, Maria Clara, Yzadora, Vitória Maria, Kaylane e Douglas.


je’ mapelle yzadora, eu gosto  das atividades  de Frances . Fizemos um barco, e um livro feito para frança, desenhamos e fizemos nomes e desenhos com cada letra da palavra Brasil. O que, mas gostei foi aprender Frances. 9 anos, 3º serie.
Je’ mapelle vitoria, tenho 8 anos. Na aula de Frances da biblioteca eu gostei da professora Lorena, pois ela e boa e legal. Gostei de fazer a atividade do barquinho, pois eu pintava e fazia desenhos que vai ser levado para frança. Eu quero que alguns meninos da frança venham pra Recife.
Amiguinhos da escola, principalmente Jessica, Camila e professora Janaina, venham conhecer a biblioteca.


História do dia 8 de Março


No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade Norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, receber o salário igual os dos homens e tratamento digno dentro do ambiente do trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fabrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Em 1910 em uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional Da Mulher”,

Uma pequena homenagem a todas as mulheres

A mulher é bonita, ela é famosa. Elas foram queimadas na fabrica em 1857. Elas são como uma flor perfumada. Feliz dia das mulheres.
kaylane

E assim 130 mulheres morreram em 1857 dentro de uma fabrica. Uma mulher é uma rosa linda, todas as mulheres são corajosas e todas as mulheres são felizes como a minha mãe, todas as mulheres tem amor, carinho e felicidade. Feliz dia das mulheres.
Adrielly karla

O dia internacional da mulher é uma lenda. Em 1857 os homens botaram fogo em uma fábrica e morreram 130 mulheres, e por isso ficou marcada essa data em comemoração a mulheres, é hoje em dia todas as mulheres passara a ser homenageada no dia da mulher e chega a ganhar flores, bombons, beijos, abraços e mensagens. Esse é o recado.
Feliz dia internacional das mulheres.
Amanda

Em 1857 mandaram matar 130 mulheres todas morreram carbonizadas. Eu digo que as mulheres são encantadoras e lindas. A mulher é uma deusa e ela é muito importante, por isso eu digo, a mulher é uma gata e muito boa. A mulher tem um brilho igual a uma estrela brilhante, ela é inteligente, importante, é uma flor, é um amor e é linda. Feliz dia das mulheres.
Yzadora

Aniversario de Recife e Olinda

O Recife é lindo, e é a capital de Pernambuco, nele tem pontes, paisagens e o galo da madrugada. O Recife completou 472 anos, e Olinda completou 474 anos no dia 12 de março.
Kaylane


O Recife é bonito, e as paisagens são lindas, se um dia eu tivesse de escolher entre Recife e São Paulo, eu escolheria Recife.
O Recife fez 472 anos e Olinda 474 anos, Recife tem varias ponte, tem o galo da madrugada, tem comidas gostosas como: baião de dois,sopa e canja. E Olinda tem ladeiras, casa antigas, bonecos gigantes e também têm, um ponto turísticos que é um paraíso.
Eu faço questão de comemorar o aniversario dessas duas cidades que eu amo.
Yzadora


O aniversario de Recife e Olinda foi um sucesso. O Recife tem pontes, rios, praias, naturezas, mares e mercados. Em Olinda tem ladeiras, bonecos gigantes, igrejas e muitas pessoas vão pintar alguns pontos turísticos.
Essas cidades estão fazendo aniversários, Recife 472 anos e Olinda 474 anos. Essas cidades têm muitas coisas incomuns. E tem muitas festas nestas cidades.   
Amanda

O aniversario de Olinda e Recife é comemorado no dia 12 de março, Recife fez 472 anos e Olinda fez 474 anos.
Em Olinda tem muitas ladeiras e casas antigas e Recife tem muito rios e pontes e tem o galo da madrugada, é o melhor carnaval do Brasil. Te amo Recife, feliz aniversário  para as duas cidades. 
Adrielly karla

Veja como ficou lindo o nosso jornal:





Tudo isso se deu pela dedicação com que as crianças desempenharam essa brincadeira, afinal, foi tudo muito divertido! Agora ficamos no aguado da próxima edição desse jornal tão legal.


*Algumas atividades já estão no nosso blog, veja mais informações em outras postagens.
* Os nomes citados abaixo dos textos referem-se ás crianças que confeccionaram o jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário