Ás vezes nós nos sentimos no direito de julgar as pessoas, sem querer ver que o erro também está com nós. O livro desse mês é a Luneta mágica de Joaquim Manuel de Macedo e é um texto que há muito queria ler e quando vi que chegou na biblioteca, simplesmente, vibrei.
No enredo de Joaquim Manuel de Macedo conhecemos Simplício que convive com seu seus amados familiares, a quem ele confia, seu irmão, sua e tia e sua prima. Simplício sofre de dupla miopia: miopia física, que o impede de ver qualquer coisa a duas polegadas de distancia dos olhos e a miopia moral, que o deixa ingênuo e o impede de entender as ideias dos outros ou de ajustar as próprias ideias.
Num dia ele conhece o Senhor Nunes que diz conhecer alguém que pode ajudar com sua miopia física. Revestido pela vontade de enxergar ele vai até a casa do Reis onde experimenta muitas lentes, mas todas sem sucesso.
Com o desanimo de Simplício, Reis lhe fala do Armênio, mágico que ele mesmo contratara para trabalhar ali em sua oficina. Armênio promete a visão ao rapaz, mas lhe assegura que antes não ver nada do que ver demais.
Depois de um ritual, enfim teve a luneta que sendo mágica proporcionava ao rapaz, mas antes de entregar o advertiu dos poderes da luneta: Simplício não deveria fixa-la sobre qualquer objeto ou ser humano, pois teria a visão do mal e sobretudo não deveria passar dos treze minutos, pois teria a visão do futuro e a luneta se quebraria.
Ansioso, decidiu esperar o amanhecer para testar a sua preciosa luneta. Maravilhado com tanta beleza imaginou que seria impossível ver algum mal em visão tão extraordinária. Espantado, ele diz: "-Meu Deus!... como a aurora é enganadora e falsa!... e como o sol é feio, terrível e mau!".. E assim, ele vai enxergando toda a maldade sobre as pessoas a começar pelo seu irmão, sua prima e sua tia que descobre ser todos mal caráter.
E com isso, ele vai se desgostando do mundo e das pessoas, pela visão do mal que lhe permite ver o que está em suas almas..
Terminei a primeira parte do livro, que tem uma segunda parte, não posso contar mais nada, pois ainda estou lendo. A primeira parte do livro tem um desfecho previsível, mas feliz. Fiquei curiosa, vou ler mais.. espero que tenha despertado um pouco da vontade de leitura de vocês para esse livro e se despertei podem passar aqui na biblioteca e pegar a Luneta Mágica, mas só depois de mim, viu? kk
A melhor parte do livro na minha opinião é essa da imagem acima.
Mayara Silva

Nenhum comentário:
Postar um comentário