segunda-feira, 29 de maio de 2017

Curso de Mediação de Leitura na Escola e na Biblioteca

A Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (BCCT) e o Centro de Estudos em Educação e Linguagens (CEEL) ofereceram, no período de fevereiro à maio de 2017, o Curso de Mediação de Leitura na Escola e na Biblioteca para professores de três escolas da rede municipal de ensino, localizadas no entorno da BCCT.



O objetivo do curso é contribuir para a formação dos professores sobre a mediação de leitura em sala de aula e em bibliotecas escolares, através da realização de sequências didáticas que os possibilitava planejarem a mediação do livro englobando outras atividades relacionadas à leitura, além de estabelecer uma aproximação  entre a Biblioteca Comunitária e as escolas.


Priscila, monitora do Projeto Encontro, realiza mediação do livro Avó.

O curso, subprojeto do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), contou com encontros formativos realizados no auditório do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco, oficinas temáticas realizadas nas instalações da BCCT e sessões de mediação de leitura nas escolas e bibliotecas, além da visita dos alunos ao espaço da BCCT.
Nesses encontros os professores puderam discutir sobre a escolha do livro a ser lido para turma; as estratégias de mediações possíveis para as diversas faixas etárias; a elaboração de sequências didáticas e planejamento para a mediação; a importância da educação literária na vida das crianças, entre vários outros temas relacionados à mediação de leitura.

Criança assistem ao filme Rio

Enquanto as professoras participavam da formação fora da escola, as mediadoras de leitura da BCCT realizavam atividades em suas salas, permitindo que as crianças estivessem na escola vivenciando um dia de aula diferente.

Após a escolha do gênero literário a ser trabalhado, cada grupo de professoras elaborou as sequências didáticas que organizavam suas mediações. Em seguida, foram discutidas as estratégias para brevemente serem postas em prática na sala de aula ou na biblioteca da escola.
 




E nessa troca de saberes e experiências, duas turmas da Escola Municipal Edite Braga vieram visitar a BCCT e participar de uma manhã divertida e cheia de encanto com contação de histórias e descobertas dos livros e da leitura.




Acreditamos que a presença das crianças na Biblioteca permite que elas enxerguem outras possibilidades através da leitura literária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário