terça-feira, 2 de setembro de 2014

I Feira de Leitura Ação Cultural e Extensão Comunitária

A Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares vai estar envolvida em mais um evento de leitura na cidade, nós vamos participar da I Feira de Leitura e Extensão Comunitária com as crianças da comunidade, veja o que vai acontecer:

A I Feira de Leitura Ação Cultural e Extensão Comunitária, promovida pelo Centro de Eduação (UFPE), através do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), em parceria com a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Recife (RELEITURA) e apoio da PROEXT e da Secretaria da Juventude e Qualificação Profissional.

O objetivo geral da I Feira é promover um amplo debate sobre a democratização do acesso ao livro e à leitura e propiciar o intercâmbio de práticas de mediação de leitura entre agentes que integram as cadeias produtiva, criativa e mediadora do livro e da leitura. É também uma oportunidade para que se constitua, no Centro de Educação, uma comunidade de leitura e de mobilização em torno da literatura.

Conforme seguiu na mensagem enviada à ASCOM, a Feira vai acontecer durante os dias 18 e 19 de setembro de 2014, nos 03 turnos - manhã, tarde e noite. O horário é de 8h até 21h30. As atividades acontecerão nas áreas internas e externas do Centro de Educação, com a instalação de tendas e palco na área externa. A feira é aberta a um amplo público: alunos, professores e funcionários da Universidade, de outras instituições de ensino, público, das bibliotecas públicas e comunitárias e de escolas próximas da UFPE. A participação é gratuita e não precisa ser feita inscrição.

No dia 18/09, a partir de 8h., a programação é inciada com o recebimento de livros para trocas - escambo. Essas trocas acontecerão durante os dias e horários da feira. Às 9h30, no auditório do CE, ocorrerá a abertura da feira, com a participação da PROEXT, direção do CE, CEEL, Bibliotecas comunitárias e a Secretaria da Juventude de Recife.

As atividades vão ocorrer nos dois dias, com atividades paralelas que constam de: a) oferta de 09 oficinas de mediação de leitura, em salas do CE, realizadas por mediadores de leitura de bibliotecas comunitárias das RMR, com conteúdos bem diversificados:"O sussuro poético", "Ler para escrever", "A morte e o diabo na literatura infantil, "Mediação de livros de imagens", "Confeçãoe livros de tecido" e outras.. (as inscrições serão feitas nos dias e no local da feira);b) mesas de conversas e debates, no auditório do CE, com a participação de convidados sobre temáticas diversas - a democratização da produção literária (cadeia produtiva, criativa e mediadora) e a política de leitura em PE (sucessos, entraves e desafios); c) eventos culturais diversos (nos ambientes internos e externos): apresentações de violeiros, contadores de história, apresentação de cordelistas, leitura de contos, sussuro poético, música (O baile dos seres imaginários, orquestra de frevo do CAC e outras), telão, com apresentação de curtas; d) comercialização de livros com a participação de editoras.

No dia 19/09, a feira será encerrada, com uma conversa/palestra com o escritor Ronaldo Correia de Brito, 19h30, no auditório do CE, sobre a produção literária e suas repercussões na formação do sujeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário