segunda-feira, 9 de junho de 2014

SCH: De la France pour ici

Chegou a hora e a Semana do Conto já é realidade. E pra dar início às diversas culturas que vão passar pelas atividades da Biblioteca achamos conveniente começarmos com a cultura francesa que nos é bem familiar por causa do Projeto Les Crabes, que proporciona aulas de francês para crianças.
Então no dia 09 de junho as crianças de 04, 05 e 06 anos ficarão com a companhia da portuguesa Suzana Lafrève que passou uma parte da sua vida em Paris e domina muito bem a língua francesa, além de ter explorado com as crianças a cultura, a população, a gastronomia e até as pequenas curiosidades do cotidiano das pessoas francesas. Suzana também utilizou o "atlas ilustrado para crianças" para situar a localização do país para as crianças.
A história contada por Suzana de autoria de Leo Lionni e tem o título Petit Bleu et Petit Jaune (Pequeno azul e pequeno amarelo), em seguida as crianças pintaram algumas ilustrações com lápis de cera relembrando algumas cores citadas na história.

Para lanchar Suzana fez a gentileza de trazer um bolo francês que agradou muito as crianças, além disso, a mediadora foi muito atenciosa e doou o livro Capitão Flinn e os dinossauros piratas a praia dos contrabandistas de Giles Andreae e ilustrações de Russel Ayto. Assim encerrou-se a atividade da manhã.


No horário da tarde contamos com a presença da contadora de histórias Fátima que com a criançada prefere ser chamada de Mitafá e com a explicação do seu nome foi que ela iniciou a sua apresentação às crianças. Fátima também foi muito atenciosa em preparar um material bem especial com um roteiro de sua atividade. Esse livro preparado por ela conta um pouco sobre a França (o idioma, a bandeira, o futebol, pontos turísticos, etc.).
Num segundo momento ela contou para as crianças uma adaptação da história "O Corcunda de Notre-Dame" do escritor francês Victor Hugo e ainda em relação à literatura francesa relembrou o também escritor, poeta francês e pai da literatura infantil Charles Perrault, dando exemplo de alguns de seus contos: A Bela Adormecida; O Gato de Botas; O Pequeno Polegar e finalizou o momento lendo o conto de Chapeuzinho Vermelho, também de Perrault. Fátima ainda presenteou as crianças com pulseiras nas cores vermelho, azul e branco, presentes na bandeira da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário