terça-feira, 10 de junho de 2014

SCH: De España para acá

Dando continuidade a Semana do Conto de História e a cultura do mundo aqui na biblioteca, recebemos a professora Denize, que representou muito bem a cultura espanhola no turno manhã. As crianças conheceram alguns pontos interessantes do país como: as danças, a gastronomia, as vestimentas e as festas.
O ponto em que as crianças mais se interessaram foram as festas e especialmente a La Tomatina, ou a "guerra do tomate" realizada na última quarta-feira de agosto e que consiste em arremessos de tomates entre os participantes

Outra festa muito interessante é a Cabalgata de los Reyes Magos, realizada 05 de janeiro, à tarde, com uma interpretação dos 3 reis magos pelas ruas. À noite, as crianças devem ir para a cama cedo e na manhã seguinte ter presentes dos Reis Magos que tenham previamente solicitado em uma carta. Segundo a tradição as crianças que tenham se comportado mal durante o ano passado recebem doces carvão. As crianças gostaram muito e discutiram as diferenças das tradições do natal no Brasil.Além disso as crianças as crianças aprenderam algumas palavras e frases em espanhol.

Já no horário da tarde recebemos Anna Paula que já participou de algumas edições da semana do conto e aceitou logo o nosso convite e desta vez para falar sobre a Espanha, pois faz letras em espanhol na UFPE e se identifica muito com a cultura desse país.

Anna Paula, em sua dinâmica de apresentação ensinou para as crianças como se apresentar em espanhol. Também mostrou um grande Atlas, onde identificou o nosso país, estado, e cidade. Num segundo momento foi visto um vídeo em espanhol do conto de fadas "João e o pé de feijão" da qual as crianças gostaram muito. E antes de finalizar a atividade a mediadora fez uma brincadeira bem agitada de origem espanhola, onde as crianças se animaram e se divertiram bastante e em seguida, como de costume, as crianças fizeram um belo desenho a partir do que foi tratado na oficina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário