sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O espírito de Natal invade a Biblioteca

E temos que dar destaque para a decoração da biblioteca que foi feita com muito carinho para dar uma cara natalina ao nosso espaço. E pra acompanhar, já que é o que está sendo produzido aqui na biblioteca, temos uma das músicas que vai ser apresentada no nosso Pastoril:

Uma estrela renasce no céu
anunciando que  natal chegou
com os meus braços ao céu
oremos graças ao nosso senhor
paz na terra aos homens de bem
ser feliz é a nossa vontade
eu não esqueço ninguém
e dou a todos mil felicidades
Aleluia, aleluia pelo bem que nos conduz
Aleluia, aleluia pelo amor ao menino Jesus.

UM POUCO SOBRE O PASTORIL

É um folguedo que nasceu na Europa, que conta por meio da música, a viagem das pastorinhas à Belém - cidade onde nasceu o menino Jesus. No Brasil, chegou com os colonizadores, que através do teatro ensinado pelos jesuítas, catequizavam os povos indígenas.
As pastoras recebem nomes de flores, e se apresentam obrigatoriamente em fileiras, divididas em dois cordões: o encarnado liderado pela Mestra e posicionado no lado esquerdo, e o azul, no lado direito, comandado pela Contramestra. Esta posição das pastorinhas nos cordões originou grupos, que divididos em partidos, possuem preferências por determinada cor.
           Entre os dois cordões, vestida com as duas cores, dança a Diana. Os outros personagens variam de acordo com a região; entre eles podemos encontrar: a borboleta, a cigana, a camponesa, a estrela, o anjo, o pastorzinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário