sexta-feira, 19 de julho de 2013

Embarque para a França

E novamente por aqui, queremos mostrar mais uma atividade do intercâmbio com Nantes. O fato é que nossa querida professora de francês, Lorena Santos, foi para a França. E apesar de toda a correria com os preparativos da Semana do Conto paramos um pouco no dia 21 de junho para o encerramento das atividades de francês com as crianças, pelo menos até ela voltar.

Encerramento também porque nesse dia tivemos a culminância de uma atividade onde passamos mais ou menos um mês fazendo: a elaboração de um vídeo onde as crianças da comunidade respondem algumas questões das crianças da França, vindas num pássaro [Perguntas do Pássaro].
O vídeo mostra um pouco do Recife, da nossa cultura com Alexandre, de 13 anos, que dançou frevo para mostrar a cultura da sua cidade, mostra a comunidade, onde as crianças mesmo foram registrar o que elas queriam mostrar para os pequenos da França, enfim tudo o que cerca a vida das nossas crianças brasileiras e que foi perguntado pelas crianças francesas está nesse vídeo.

 
 

Livros que foram levados por Lorena para a Biblioteca de Rua de Nantes.

Aqui a animação foi geral, todas as crianças na expectativa de poder estar na França, mesmo que seja "online", isso tudo empolgava a criançada. E com as perguntas respondidas no vídeo deu tempo de perguntar algumas curiosidades das crianças daqui para as de lá, veja as perguntas que os pequenos sugeriram:

- Quais as brincadeiras que vocês gostam?
- Vocês aprendem português na França?
- Vocês gostam de jogar futebol?
- Vocês gostam de fazer amigos?
- O que vocês gostam de cantar?
- Vocês têm piolho?
- Quais as brincadeiras na neve?
- O que vocês gostam de dançar?
- Vocês gostam de matemática?
- Quais são os livros que vocês gostam de ler?
- As professoras se divertem com as crianças?
- Vocês gostam de escutar histórias?
- O que  vocês fazem na biblioteca?
- O que vocês fazem na primavera?
- Como é a sua biblioteca?


Cada criança escreveu uma pergunta em uma bolhinha do Caranguejo e hoje elas leram as mesmas perguntas em francês, foi super legal. Apesar de ter sido feita já a algum tempo, resolvemos esperar pra postar agora pra não estragar a surpresa para eles lá. Agora é só esperar mais notícias trazidas da França por Lorena.

3 comentários:

  1. Adorei a postagem. O trabalho em Nantes foi maravilhoso. Saudades de todos!!! LORENA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Lorena !!
    O seu trabalho é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Lorena; Lore: Parabéns por todo o seu desempenho e seu trabalho. Deus é contigo menina e eu sou com você, mesmo quando não estou presente mas estou sempre orando por você! Deus abençoe a todos os seus alunos e alunas. És um presente na vida deles e em nossas vidas.

    ResponderExcluir