Para isso, tivemos a contribuição de Nice, fundadora da biblioteca e presidente do Clube de Idosos da comunidade, que adora receitas e ensinou, com muito amor às crianças a fazerem essa delícia.
Quem esteve por aqui também foi nossa professeur de français, Lorena Santos que brincou com as crianças mostrando aos pequenos os vocábulos na língua francesa. É uma experiência totalmente nova para a garotada, que fica acanhada ao falar em outra língua, mas logo pegam o costume e saem falando em francês com todo mundo.
E para completar a equipe quem veio também foi Carmem Lúcia, coordenadora pedagógica da BCCT e que faz questão de estar em todas as atividades relacionadas ao intercâmbio, inclusive as aulas de francês com Lorena que acontecem todas as terças-feiras, das de 13:00 às 15:00.
A ideia da culinária veio a partir do Blog BatucadaM [batucadam/atelier-crepes] que é de uma Biblioteca de Rua que fica em Nantes, na França, e com quem nós temos uma parceria com trocas de experiência entre as crianças de lá e de cá (confira aqui no blog as atividades que já aconteceram entre as crianças dos dois países) onde as crianças junto aos mediadores fizeram um crepe e postaram no blog como foi a feitura da massa.
Além disso, com a experiência de Nice que já tinha, em outros momentos, feito grupos de culinária com as crianças, tudo ficou mais fácil. Mas ela fez questão de deixar as palavras nas nãos de Lorena, que com maestria pedia para as crianças repetirem as palavras chaves da preparação da torta, em francês.
Com os aventais prontos e depois das mãos lavadas, como fez Guilherme, na foto abaixo, já estava tudo pronto para botar a mão na massa.
Primeiro vamos aos ingredientes, mas não foi tão fácil assim, os pequenos tinham que falar os materiais da torta em francês. E você, quer tentar? Abaixo os ingredientes em português/francês :
Alexandre com o biscoito de leite (biscuit).
Kaylane com a Manteiga (beurre) e Guilherme com o Chocolate (chocolat).
Jéssica com o açúcar (sucre) e Victória com o guaraná (soda).
Gabriela com o creme de leite (crème lait) e Ana com os ovos (oeufs).
Conseguiram falar tudo direitinho? Se não, podem vir aqui que a criançada logo ensina. E depois dos ingredientes e da brincadeira, a mesa ficou pronta para começar a bagunça, quer dizer a feitura da torta. Enquanto Nice, com paciência explicava aos pequenos o passo a passo eles prestavam atenção nas palavras e nas mãos dela e sempre que podiam queriam eles mesmos fazer a preparação do doce.
O que colaborou foi que a torta é simplicíssima de ser feita e enquanto uns molhavam as bolachas para montarem o prato, outros já adiantavam outro material que iria ser utilizado. E além de ser fácil de ser feita a preparação da torta é super rápida.
Receita
Gaby ajudando na limpeza. |
Como a ansiedade foi muita, nós colocamos a torta no congelador para esfriar mais rápido. Nesse meio tempo nós paramos para os flashes e para anotar a receita da torta, que a molecada queria que as mães fizessem em casa também.
E pra finalizar, os pequenos fizeram o melhor: repartiram a torta e se deliciaram com o doce, que estava com gostinho de quero mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário