quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Do México ao Brasil – Intercambio Postal entre bibliotecas

Na última terça-feira, dia 08 de agosto, abrimos as correspondências dos nossos amigos mexicanos que fazem parte da área infantil da Biblioteca Central Universitária da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla (BUAP), localizada na cidade de Puebla, MX.  Foi um momento muito proveitoso. Mas antes disso, conversamos um pouco com as crianças sobre como funciona um projeto de intercambio postal, sobre o México, sua localização, seus costumes e os trabalhos da BUAP com as crianças mexicanas.  

É importante sabermos o que nos levou a trocar cartinhas com as crianças do México.
Tudo começou com a presença da bibliotecária Edith Corona Sanchéz na III Feira de Leitura, realizada pelo Centro de Educação da UFPE em Recife no ano passado. Ela veio contar um pouco de sua experiência com a leitura literária para bebês na Bebeteca de Puebla.

Aproveitando a estadia na cidade, Edith também veio visitar nosso espaço e conhecer um pouco de nosso trabalho. E foi nesse momento que surgiu a ideia de fazermos um intercambio postal entre as crianças que vinham à BCCT e as crianças que participavam da BUAP, no qual elas ficariam livres para escreverem sobre quem eram, o que gostavam de fazer, o que sonhavam ser, entre outras coisas, para as crianças brasileiras e assim vice e versa.  

Esse projeto, além de incentivar a escrita de cartas, possibilita uma troca de culturas entre as crianças. 
A ideia foi muito bem aceita e ao final do mês de julho, recebemos as correspondências mexicanas.


Agora é nossa vez de nos comunicarmos com os nossos hermanos mexicanos. Já abrimos e lemos suas cartinhas, agora é a nossa 
hora de soltar a imaginação para criar e a mão para escrever.

Edith nos presenteou com o livro La pequeña niña que siempre tenía hambre de Yasbil Mendoza Huerta. Fizemos a leitura desse livro com nossas crianças e elas ficaram encantadas e com vontade de ir ao México provar suas iguarias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário