A seguir, matéria publicada no site da Latitude 7 [aqui] sobre a oficina de fotografia que começará na próxima semana aqui na comunidade de Caranguejo Tabaiares. Saiba mais sobre o Projeto e de como será a oficina lendo o texto a seguir ou no site da Latitude 7.
Acontece a partir da próxima semana, a terceira etapa do programa Olhar Brasileiro,batizada de Olhares da Periferia. A etapa foi contemplada no edital da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Recife, e irá compor a programação do SPA das Artes (https://www.facebook.com/spadasartes) – evento realizado pela Prefeitura do Recife, que promove, ao longo de oito dias, ações artísticas, exposições, oficinas e performances em diversos pontos da capital pernambucana, numa grande semana dedicada às artes visuais.
As atividades do Olhar Brasileiro: Olhares da Periferia ocorrerão do dia 4 ao dia 8 de novembro, das 13h30 às 17h30, no Centro Público de Economia Solidária, na Comunidade de Caranguejo Tabaiares. Estão abertas 15 vagas exclusivas para adolescentes desta comunidade.
Durante a semana do Spa, a Latitude7, com o apoio da Montserrat Filmes e em parceria com a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (http://bibliotecacomunitariact.blogspot.com.br/), realizará uma oficina de capacitação técnica em fotografia na comunidade - que vive à margem de eventos de cunho cultural e é, desde 1996, considerada uma área ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) do Recife.
No decorrer das aulas, os alunos serão orientados pelos fotógrafos Luiz Netto e Mitsy Queiroz, a selecionar um tema ligado a comunidade. As imagens produzidas ao longo da oficina, após selecionadas, comporão uma exposição aberta ao público que acontecerá na própria comunidade.
![]() |
Aluno em aula prática da segunda etapa de Olhar Brasileiro, que aconteceu na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A nova etapa acontece em área urbana. |
A iniciativa busca incentivar a inserção sociocultural de Caranguejo Tabaiares, através da formação de multiplicadores, divulgação da comunidade e a introdução de adolescentes da comunidade numa nova área artística, apresentando a fotografia como uma ferramenta de preservação dos bens culturais da comunidade.
Esta é a terceira etapa do programa Olhar Brasileiro que já capacitou 140 alunos em comunidades rurais do Sertão de Pernambuco, além de assentamentos agrários e comunidades indígenas do norte do país, em Roraima.
A seguir o cartaz oficial da etapa:

Para maiores informações:
Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares:
Fone - (81) 3077-2535
e-mail - bibliotecacomunitariact@gmail.com
Latitude7 Produções Culturais:
e-mail – contato@latitude7.com.br
Fone - (81) 4062-9357
Nenhum comentário:
Postar um comentário