sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Olhar Brasileiro (3a Etapa) - Comunidade de Caranguejo Tabaiares, no Recife, recebe oficina

A seguir, matéria publicada no site da Latitude 7 [aqui] sobre a oficina de fotografia que começará na próxima semana aqui na comunidade de Caranguejo Tabaiares. Saiba mais sobre o Projeto e de como será a oficina lendo o texto a seguir ou no site da Latitude 7.


Acontece a partir da próxima semana, a terceira etapa do programa Olhar Brasileiro,batizada de Olhares da Periferia. A etapa foi contemplada no edital da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Recife, e irá compor a programação do SPA das Artes (https://www.facebook.com/spadasartes) – evento realizado pela Prefeitura do Recife, que promove, ao longo de oito dias, ações artísticas, exposições, oficinas e performances em diversos pontos da capital pernambucana, numa grande semana dedicada às artes visuais.

As atividades do Olhar Brasileiro: Olhares da Periferia ocorrerão do dia 4 ao dia 8 de novembro, das 13h30 às 17h30, no Centro Público de Economia Solidária, na Comunidade de Caranguejo Tabaiares. Estão abertas 15 vagas exclusivas para adolescentes desta comunidade.

Durante a semana do Spa, a Latitude7, com o apoio da Montserrat Filmes e em parceria com a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares (http://bibliotecacomunitariact.blogspot.com.br/), realizará uma oficina de capacitação técnica em fotografia na comunidade - que vive à margem de eventos de cunho cultural e é, desde 1996, considerada uma área ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) do Recife.

No decorrer das aulas, os alunos serão orientados pelos fotógrafos Luiz Netto e Mitsy Queiroz, a selecionar um tema ligado a comunidade. As imagens produzidas ao longo da oficina, após selecionadas, comporão uma exposição aberta ao público que acontecerá na própria comunidade.

Aluno em aula prática da segunda etapa de Olhar Brasileiro, que aconteceu na
Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A nova etapa acontece em área urbana.

A iniciativa busca incentivar a inserção sociocultural de Caranguejo Tabaiares, através da formação de multiplicadores, divulgação da comunidade e a introdução de adolescentes da comunidade numa nova área artística, apresentando a fotografia como uma ferramenta de preservação dos bens culturais da comunidade.

Esta é a terceira etapa do programa Olhar Brasileiro que já capacitou 140 alunos em comunidades rurais do Sertão de Pernambuco, além de assentamentos agrários e comunidades indígenas do norte do país, em Roraima.

A seguir o cartaz oficial da etapa:


Para maiores informações:


Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares:
Fone - (81) 3077-2535
e-mail - bibliotecacomunitariact@gmail.com


Latitude7 Produções Culturais:
e-mail – contato@latitude7.com.br
Fone - (81) 4062-9357

Nenhum comentário:

Postar um comentário