segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Exposição Retratos da Resistência de Caranguejo Tabaiares

No próximo dia 19 de novembro, acontece o lançamento da exposição "Retratos da Resistência de Caranguejo Tabaiares", às 16h, na Praça. Da Avenida Cosme Viana (em frente à Tupan de Afogados), onde professores e alunos estarão confraternizando com toda comunidade e mostrando o resultado das fotografias produzidas pelos moradores de Caranguejo Tabaiares, que participaram das oficinas de fotografia do projeto Olhar Brasileiro: Olhares da Periferia.

Após o lançamento na praça, a exposição segue no dia seguinte para a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, ficando em cartaz de 20 de novembro a 20 de dezembro.

O tema da exposição foi escolhido pelos próprios alunos das oficinas, que viram na exposição uma maneira de chamar a atenção da sociedade para os problemas e dificuldades vividas pelos moradores todos os dias, bem como mostrar o cotidiano de pessoas que se reinventam e não esmorecem perante tais dificuldades, para isso, teremos no dia a mediação dos próprios autores das fotografias. A mostra ainda conta com curadoria dos fotógrafos pernambucanos Luiz Netto e Mitsy Queiroz, que foram os instrutores desta etapa do programa.


"Retratos" não na acepção do termo fotográfico de rostos de pessoas, mas da face de uma comunidade. A exposição é um grito de liberdade, um grito de resistência, "retratos" de alunos que viram na exposição uma maneira de chamar a atenção da sociedade para os problemas e dificuldades vividas pelos moradores todos os dias, bem como mostrar o cotidiano de pessoas que se reinventam e não esmorecem perante tais dificuldades.

"Retratos" de jovens e adultos que aguardam tão somente uma oportunidade de florescer seus talentos artísticos, aguçando novos olhares, em verdade, uma oportunidade para redefinir duras realidades, mas que não deixam de enxergar o belo, onde menos se imagina encontrá-lo."

Luiz Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário