sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Leitura na Praça, Leitura na Rua - Parte II

E não para por ai, a nossa tarde de quarta foi muito criativa, pois contamos com a presença de Urian Souza de Agria, artista plástico e escritor do livro "A cor da palavra" que junto com as crianças e os alunos da Escola Estadual Maria Goretti teve uma conversa super legal, onde as os estudantes perguntaram várias curiosidades que elas tinham acerca dele e de sua obra.
Os estudantes queriam saber como Urian se descobriu pintor e escritor e também de onde vinha sua inspiração e o autor respondeu que desde os 4 anos tem o gosto pela pintura e que no decorrer da sua produção artística ele parava para colocar no papel as palavras que vinham na cabeça para fazer os poemas que compõem o livro, que à principio não achava que poderia lançar um livro, mas que Carminha vendo suas produções o inspirou a tirar seus versos da gaveta, foi aí que surgia "A cor da palavra" , leram também trechos do livro do autor com quem se entrosaram bastante e no decorrer da leitura, o autor tirava algumas dúvidas acerca das palavras que tinham no poema e que os alunos não conheciam o significado e Carminha foi mediando a conversa que cada vez ficava melhor. A cada Dia de Leitura na Rua os adolescentes se soltam mais e pudemos perceber, com essa roda de conversa que eles estão muito mais falantes e entrosados na conversa com o autor, pois já é o terceiro escritor que trazemos nessa atividade.



Para isso, vamos anteriormente na escola para apresentarmos o autor, junto com sua obra e aumentar a curiosidade dos estudantes. A professora também, já tendo as poesias em mão, trabalhou em sala de aula com a turma da 8ª série.
Os alunos também tiveram a oportunidade de ouvir a história de Dona Luíza que participou também do momento da tarde. E pra finalizar a tarde os pequenos saíram aos arredores da praça perguntando aos que passavam: Posso Recitar pra Você? e sendo aceito o pedido dos pequenos, eles logo se aprontavam para recitar o poema. Eles também, se prepararam antes, escolheram e leram os textos para na hora não gaguejar e fazer bonito na poesia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário