sexta-feira, 19 de abril de 2013

No dia do livro: aprendendo o que um bom livro deve ter!

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, dia 18 de abril, fizemos ontem aqui na biblioteca um dia bem diferente: além de conhecermos um pouco mais sobre a vida e obra de seu introdutor no Brasil, Monteiro Lobato, ainda confeccionamos lindos livros. Veja detalhes a seguir:
Pra começar as crianças conheceram sobre o autor que deu origem as histórias infantis no Brasil, eles liam as informações e nós conversávamos um pouco sobre o que estava sendo lido. Conheça você também esse ilustre autor:



Monteiro Lobato foi um grande tradutor, escritor, contista e ensaísta que nasceu na cidade de Taubaté em 18 de abriu 1882. Fez muitas obras, mas sua criação mais conhecida foi o Sítio do Pica-pau Amarelo, que durante muitos tempo acompanha crianças de todas as idades. A menina do narizinho arrebitado e a boneca Emília são lembradas por avós, pais e filhos.


Este notável escritor, bastante conhecido entre as crianças, se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo.
No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.




E em seguida a tarefa foi a seguinte: confeccionar um livro infantil: simples assim. E a partir disso, várias ideias saíram da cabeça dos pequenos. Eles soltaram a imaginação e inventaram muitas histórias, com belas ilustrações como um bom livro deve ter. Baseados nos livros que tanto gostam, eles procuravam a melhor forma de expressar suas ideias tanto através das palavras quanto das imagens. E o resultado foi uma coleção maravilhosa de belos livros que eles fizeram questão de mostrar para seus familiares.
E dos pequenos para todos: Feliz Dia do Livro Infantil.


"De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça.
 Mas para crianças um livro é todo um mundo."
Monteiro Lobato

Um comentário:

  1. Legal... fica mais legal ainda se postar alguns exemplos das histórias criadas pelas crianças, acompanhadas das ilustrações e fotos das capas (e títulos) dos livros.

    ResponderExcluir