segunda-feira, 18 de março de 2013

Oficina Voz e Contação de História


A Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares realizou no dia 14 o primeiro de três encontros da oficina de Voz e Contação de História, esta que é a primeira de quatro formações que teremos durante o ano de 2013, foi realizada no Espaço Tecer pela escritora Lúcia Helena, que também é fonoaudióloga e professora de Yoga.


Esse momento foi pensado pela equipe da BCCT para aprimorar o uso da voz e aplicar na atividade de leitura, poesia e na arte de contar histórias. Primeiramente pensada para a formação interna da equipe, mas que se estendeu para outros espaços de leitura e interessados da comunidade, a oficina faz parte de um projeto apoiado pelo Funcultura.


Nessa primeira oficina aprendemos vários exercícios corporais, vocais e respiratórios. Além de mergulhar um pouquinho nas nossas raízes e relembrar como a contação de história surgiu na vida de cada um presente. Independente de quem eram, professores ou avós, em uma coisa a essa margia de contar foi igual para todos: marcou sua vida.
E os questionamentos foram aparecendo: o que fazia aquela história que você ouviu se tornar inesquecível. Muitos eram os motivos, mas o modo e aquela voz que tinha certeza do que falava predominaram as respostas.
Daí fomos observando a importância da voz e de como formas como ela se reproduz faz diferença na hora de contar a história. Lemos diversos textos, ora com a voz alegre, ora triste, ora agitada.
Exercícios que serão levados para dentro da biblioteca e para a vida pessoal de todos também.



Estaremos noticiando tudo o que vai rolar nessa oficina aqui no blog, acompanhe nos próximos dias tudo o que vai rolar nos próximos encontros, voltando para esse post.


Um comentário:

  1. Parabéns gente. Pena que não pude participar! Um abraço, Fabiana (BPCoque)

    ResponderExcluir