terça-feira, 10 de maio de 2011

Carta para as crianças da biblioteca de Rua de Malakoff.

Recife, 14 de Abril de 2011
Amigos e amigas da biblioteca de Rua de Malakoff.
O nosso nome é Silmara 10 anos, Carina 12 anos, Priscilla 12 anos,
Vitória 10 anos e Ana Alice 9 anos.

Nós participamos das atividades da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, gostamos de vir para pegar e ler livros e fazer atividades com tia Jully.
 
O Recife é muito bom porque faz muito calor, temos também váriaspraias e paisagens lindas, vários parques legais e divertidos. Tem
restaurantes, comidas gostosas, vários ritmos de danças e várias coisas boas.
E na nossa comunidade tem um bloco que se chama Fluminense Folia.
 
O carnaval de Recife é comemorado em fevereiro, mas esse ano foi em março.

No carnaval tem muitas manifestações. Tem o frevo, que é dividido em três tipos: frevo de rua, frevo-canção e frevo de bloco. As roupas dos homens são bermudas e camisas coloridas; as mulheres usam saias e topes coloridos.

As pessoas sempre usam uma sobrinha para dançar o frevo; o maracatu é formado por rei e rainha, uma mulher que leva a calunga, que é uma boneca. Tem as baianas que usam umas roupas brancas com um pano amarrado na cabeça e tem os batuqueiros.
Além do maracatu, tem os caboclinhos, que usam uma lançar para dançar e fazer zuada com a flecha. Suas roupas são feitas com penas de aves e usam colares feitos de sementes.
E ai na França tem carnaval?
Seria bom que vocês pudessem vir conhecer um pouco da nossa cultura e do nosso carnaval, e visitar a biblioteca a qual participamos. Se um dia isso acontecer, vocês serão bem vindos ao Recife.
Um abraço pra todos

Amigos e amigas da Biblioteca de rua de Malakoff
  

Quero compartilhar com vocês o caminho que percorri com as crianças para produzir essa carta.
 
1. Pesquisei na internet sobre alguns ritmos e expressões culturais que existem no carnaval de Pernambuco.
2. Expliquei para as crianças um pouco do que aprendi sobre o carnaval, e eles também falaram sobre o que sabiam. Alguns trouxeram informações sobre maracatu e frevo.
3. Pedi para cada criança escrever o que tinha entendido, uma criança disse que não sabia escrever e eu ajudei.
4. Expliquei a elas que íamos fazer uma carta para mandar para as crianças da frança (projeto biblioteca de rua de Malakoff, em Nantes). Onde iria acontecer um dialogo com as crianças de lá.
5. Elas gostaram da idéia, fizeram a carta primeiro a mão e depois digitaram no computador da BCCT, onde cada uma digitou uma parte da carta. A gora elas estão esperando a resposta de vocês e querendo saber um pouco da cultura de vocês.
 
Um abraço
Jully Cassia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário