terça-feira, 27 de novembro de 2018

Curso de Mediação de leitura na Escola e na Biblioteca ANO II

No dia 07 de março, demos início a mais uma edição do curso de Mediação de leitura na escola e na biblioteca realizado através da parceria entre o Centro de Educação da UFPE e a Biblioteca Caranguejo Tabaiares.

Professor Clecio Bunzen 
Dessa vez tivemos como formadores os professores Clecio Bunzen, docente do curso de Letras da UFPE e Ywanoska Gama, professora da rede municipal de ensino e da Faculdade Joaquim Nabuco. Já é sabido que o curso de Mediação de Leitura é um subprojeto do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) e atua em parceria com bibliotecas comunitárias dando apoio aos seus projetos e promovendo contato direto com as escolas vizinhas.

Professora Ywanoska
Participaram conosco desta formação, três escolas da rede pública de ensino: a Escola Municipal Mercia de Albuquerque, a Escola Municipal Padre Antônio Henrique e a Escola Estadual Maria Goretti, todas localizadas nas proximidades da biblioteca, além dos mediadores de leitura da BCCT, alguns voluntários e dois mediadores de outras bibliotecas comunitárias.

O curso traz como ementa: ler, discutir e apresentar reflexões sobre contos de animais de diversas culturas e países do mundo, ancorando a proposta nos estudos sobre a narração oral, além da recepção da leitura do texto literário pelas crianças.

Encontro de formação do Centro de Educação 


Formação na BCCT
Com isso. tínhamos como objetivo explorar tal gênero em sala de aula e na biblioteca conhecendo bem suas características e trabalhando tanto a leitura das palavras e imagens quanto a oralidade através da narração em voz alta.


O curso desenvolveu-se sobre temas que envolvem as narrativas literárias, os elementos da narrativa, o conto e seus diferentes tipos, até chegar ao conto popular de tradição oral, lugar onde os contos de animais se encaixam, já que não são histórias pensadas para um livro, mas são histórias de domínio popular que eram passadas oralmente entre os povos até alguém decidir colocá-las no suporte livro.


Crianças da biblioteca com os livros de animais
Adentramos um pouco no universo dos livros infantis e os recursos verbo-visuais utilizados para narrar, além de trabalharmos também com histórias narradas em áudio e os recursos utilizados para se chegar aos efeitos sonoros desejados.



Teste de gravação da história A onça, a tartaruga e jacaré


Através de encontros realizados na BCCT recebemos formações sobre os Contos de Animais, na UFPE participamos de seminários tendo a temática da leitura como centro e, nas escolas participantes, realizamos mediações desses contos para as crianças experimentando na pratica o que aprendíamos em teoria.


Leitura de contos


Acordamos como produção final do curso, a elaboração de um CD com contos de animais narrados pelas próprias crianças. Com isso realizamos as visitas às escolas e juntamente com as crianças gravamos os áudios que brevemente estarão disponíveis para se ouvir em nosso canal no youtube.

No dia 17 de Maio fomos participar de um Seminário Final do PNAIC realizado em Gravatá. Participamos das palestras e expomos um pouco do nosso trabalho com os contos de animais nas escolas e nas bibliotecas.

Realizamos as gravações na Escola Maria Goretti, Mercia de Albuquerque e Padre Henrique. 


Aqui deixamos algumas sugestões de livros de Contos de Animais para que você conheça ainda mais sobre esse gênero tão rico na nossa literatura. 

Resultado de imagem para livro contos de animais do mundo todoResultado de imagem para livro contos de animais do mundo todo     Resultado de imagem para livro contos de animais do mundo todo  


Resultado de imagem para coleção a casa da onça e do bode angela lago Imagem relacionada Resultado de imagem para coleção a casa da onça e do bode angela lago

Resultado de imagem para contos de bicho do mato       Resultado de imagem para a festa no céu       Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário