quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pouco Espaço, Muita Poesia

E no dia 28 de novembro a Biblioteca ficou mais menor e bastante apertada, pois foi invadida por 30 crianças da Escola Professor Paulo Freire, que fica situada no municio de Camaragibe, onde aconteceu uma parte do Projeto de Mediadores de Leitura que a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares também faz parte junto ao CEEL (Centro de Estudos em Educação e Linguagem) da UFPE.

Foi uma festa só. As crianças pegaram em diversos livros da biblioteca, mas os livros do intercâmbio e de desenhos da Semana do Conto fizeram os olhinhos dos pequenos ficarem vidrados nas ilustrações. E como eles não tem uma biblioteca comunitária no local onde vivem e a biblioteca da escola ainda não dá a possibilidade de terem essa liberdade e intimidade com o acervo, para as crianças foi um momento único onde puderam ter contato com os livro e todos perceberam a empolgação dos pequenos que chegaram, nem tiraram as mochilas das costas e já foram fuçando tudo. Muito boa essa curiosidade de leitura né?

Mas nossos pequenos anfitriões também estavam por lá para deixar o espaço ainda menor, aumentar a bagunça e ajudar os visitantes a acharem os melhores livros. E depois de muito fuçarem, chegou a hora de começar a atividade, na verdade uma roda que teve como tema a poesia, tem coisa melhor?

E esse foi o momento em que todos puderam expor seus dotes poéticos recitando trechos do livro a Arca de Noé de Vinicius de Morais, além de outros versos de José Paulo Paes, Sonia Junqueira e Manuel Bandeira. As crianças da BCCT também estavam afiadas, Juliana, 11 anos, recitou os singelos versos de As borboletas de Vinicius de Moraes e Mariana, 07 anos, cantou A Casa, do mesmo autor.

Foi uma manhã muito feliz com troca entre as crianças e muita aprendizagem que terminou com um lanchinho gostoso, porque ninguém é de ferro. Gostou da atividade? Confira [aqui] a postagem que conta as 05 atividades de poesia na escola antes de chegar na biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário