quarta-feira, 11 de junho de 2014

SCH: De Colômbia para acá

Nesta manhã de quarta-feira da primeira semana da nossa atividade de férias para as crianças da Comunidade Caranguejo Tabaiares a brincadeira ficou a cargo de nossas mediadoras Auda e Adilene que acompanharam as crianças de 4, 5 e 6 anos e juntos conheceram um pouco da cultura da Colômbia. Antes de começar a oficina, as mediadoras fizeram uma dinâmica com perguntas sobre a França e a Espanha, países que já foram temas de nossas oficinas anteriores.
Em seguida foi a vez de começar a troca sobre a Colômbia, país muito rico em sua cultura e tradições onde, além de outros pontos, foi citada a  sua influente literatura, destacando-se na literatura infantil Rafael Pombos e tendo entre os escritores de sucesso Gabriel Garcia Marques, que é o autor com o maior número de vendas na Colômbia e autor de "Cem Anos de Solidão", obra que faz parte do nosso acervo.
Estamos aprendendo muito com as crianças que contribuem muito e sabem muitas informações sobre os países, ainda mais nesse momento de união entre os países que está acontecendo no nosso país.


Já no horário da tarde recebemos Janaina  Patricia que já passou pela nossa equipe e veio marcar presença em nossa atividade.  A mesma falou de como foi o surgimento da Colômbia, comentando que a mesma surgiu através da junção entre nativos e espanhóis. Falou também sobre os estilos musicais e pôs uma canção em ritmo de cumbia para as crianças escutarem, mostrando que o idioma utilizado pelos colombianos é o espanhol.
Num segundo momento ela exibiu com vídeo também com a cumbia, mas desta vez em outra arte, na dança, pois esta é uma dança típica da Colômbia e finalizando com estilo ela ensinou para as crianças a brincadeira "para", onde uma criança joga a bola para cima e fala o nome de outra criança que tem que pegar a bola e gritar para.
Foi um dia realmente divertido e cheio de aprendizagens, mas ainda podemos dizer que estamos só no começo, pois temos muitos dias para celebrar as CULTURAS DO MUNDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário